Notícias

ABVAQ implantará a vaquejada moderna

Em 19/11/2013 por Genivaldo Lima

 

A Associação Brasileira de Vaquejada – ABVAQ, agora sob a presidência de Marcos Lima (Marquinhos da Integral Mix), realizou mais uma reunião no dia 15 de novembro no Haras PFF, em Capim-PB, para definir o futuro da vaquejada como atividade desportiva e cultural. Mais de 50 pessoas, incluindo diretores da entidade, promotores de vaquejada, criadores de cavalos e vaqueiros, estiveram presentes prestando contas dos encaminhamentos definidos na reunião anterior, realizada no final de outubro, em Fortaleza-CE, e tomando novas atitudes para fazer da vaquejada um esporte totalmente regulamentado.

Depois de uma discussão rentável, foi fechada a proposta da criação de um regulamento oficial, que já está sendo elaborado pela ABVAQ com a contribuição da ABQM, Ministério Público Federal e Órgãos de Defesa dos Animais. O regulamento unificado, assim que aprovado, vai reger o esporte em todo território nacional e só será considerada vaquejada oficial, aquela que se associar a entidade e cumprir todas as normas estabelecidas no novo regulamento.

O lançamento do Regulamento Oficial ABVAQ está previsto para o dia 13 de dezembro durante a entrega de Prêmio Melhores do Ano, no Parque Arthur Filho, em Pilar-AL. “Queremos uma vaquejada em sintonia com o desejo da sociedade. Vamos ceder em alguns pontos e reajustar a forma já desgastada do esporte, mantendo e ampliando ainda mais os cuidados com os animais. A mudança é o processo gerado pela necessidade de adaptação e temos que nos adaptar as mudanças na vaquejada que só trarão melhorias e garantirão a sustentabilidade desse esporte que alimenta a paixão do povo nordestino,” declarou Jonatas Dantas, vice-presidente da ABVAQ.

Marquinho Lima mostrou-se satisfeito com o engajamento dos que fazem a vaquejada e prometeu trabalhar de forma incansável para implantar o mais rápido possível a Nova Vaquejada. “Não estamos aqui para impor regras, o regulamento unificado está surgindo de uma profunda discussão, onde envolve pessoas com conhecimento jurídico, vaqueiros, promotores de vaquejada, chefes de equipes, criadores, promotores de leilões e entidades de defesa animal. Vamos modernizar a vaquejada sem que ela perca a sua essência cultural. Para isso, precisamos do apoio de vocês, nessa luta que é de todos nós”, apelou o presidente. 
 
Foto Legenda: Diretoria da ABVAQ; Marquinho Lima à direita
Créditos: Leonardo Hammey

enquete

Queremos saber sua opinião!

Você assistiu o Prêmio Melhores do Ano 2014?

participar

anote ai

Continua a última etapa do 1º Circuito ACQM-PE de Vaquejada Amador, no Parque e Haras BonSucesso, em Bezerros. A premiação é de R$ 35 mil.

Dia (20) Bolão de Natal no Parque J.Galdino em Surubim/PE com R$ 20.000,00 em prêmios.

Portal Vaquejada

NEWSLETTER

Informe seu nome e e-mail e fique por dentro de tudo que acontece na vaqueirama.





A cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem a permissão de seus idealizadores é crime previsto na Lei de Direitos Autorais