09 DE DEZEMBRO

|

Informativos por E-mail

PUBLICIDADE

Tem crescido o número de castração em cavalos de vaquejada

Publicado em 29 de Setembro de 2017 por Genivaldo Lima

CASTRAÇÃO

castração de cavalos de vaquejada na modalidade “Castração e estação Quadrupedal”

O Médico Veterinário, Dr. Danilo Monteiro e Silva, 35 anos, conhecido como Danilo Boy, é hoje um dos mais renomados na especialidade castração de cavalos de vaquejada na modalidade “Castração e estação Quadrupedal”, aquela em que todo o processo acontece com o cavalo em pé e a anestesia é local. “Essa é uma técnica pouco usada, mas que dar bons resultados e o animal sente menos, ” garante o Dr. Danilo.

Ele declarou que a quantidade de castração em cavalos de vaquejada tem crescido muito nos últimos três anos e que tem realizado uma média de 30 a 40 cirurgias por mês na região Nordeste. “Aquele sonho de ter um garanhão atleta já não é prioridade, sem contar que tem crescido bastante o número de cavalos Quarto de Milha. Você não anda três quilômetros sem encontrar por aí um cavalo querendo ser garanhão e um cara querendo ser vaqueiro. Essa cultura está mudando, ” disse.

O Dr. Danilo Boy é formado pela Universidade CESMAC de Maceió-AL e atua como clinico geral na área veterinária, com foco na castração, atividade para a qual é mais solicitado pelos bons resultados que tem obtido até agora nos grandes Haras. “Tenho atendido diversos tipos de criadores e presto assistência aos maiores Haras no Nordeste, sempre presando pelo bom trabalho, a pontualidade e a agilidade. ” Lembra.

Dr. Danilo Boy: 082 99673 – 2827

Bastam 10 minutos para o Dr. Danilo fazer um cavalo deixar de ser inteiro e ter um período pós- cirúrgico tranquilo. A sua agilidade como cirurgião já é conhecida entre os criadores e ele ilustra essa fama contando que já conseguiu castrar 24 animais em menos de 6h. “Essa façanha foi no Haras Zezé Rocha nos cavalos de Rodrigo Rocha. Todos tiveram uma boa recuperação, ” acrescentou.

Entre os benefícios da castração no cavalo de vaquejada, o Dr. Boy destaca: a facilidade de manejo com o animal e a segurança do produtor, o equino castrado não exige custos elevados para a manutenção, ao contrário de um cavalo reprodutor, o popularmente conhecido como cavalo inteiro (garanhão); o castrado fica com mais atenção e concentração no trabalho, a castração diminui a libido, o que possibilita o rendimento do animal no dia a dia e no esporte, no caso dos atletas, o animal fica mais dócil e tranquilo, o que é ideal para montaria, seja pra esporte e lazer ou até mesmo na área da equoterapia, onde os cavalos castrados são os mais indicados.

Segundo o Dr. Danilo, que também é vaqueiro, “manter um cavalo castrado na vaquejada é bem mais vantajoso e o garanhão é recomendado para grandes Haras que tem uma boa seleção genética e vive da produção de Quarto de Milha.” Ele acrescentou que sempre preferiu competir montando éguas e lembrou da famosa JULIANA, na qual ele competiu durante 10 meses e conseguiu ganhar um carro e oito motos.

O Dr. Danilo Monteiro está abrindo uma grande Clínica Veterinária em sua cidade natal, Catolé do Rocha-PB, mas garante que vai continuar atendendo a clientela em domicílio e rodando os quatro cantos do Nordeste levando saúde e bem-estar aos equinos, principalmente aos atletas de vaquejada, esporte que ele tanto ama e pratica desde menino. Contato do Dr. Danilo Boy: 082-99673 – 2827.