09 DE DEZEMBRO

|

Informativos por E-mail

PUBLICIDADE

Atitude antidesportiva anula pontos no Campeonato Portal

Publicado em 14 de Novembro de 2017 por Clara Marinho

Conforme denúncia realizada na última etapa do Campeonato Portal Vaquejada, ocorrida no Parque Milanny, Cidade de Caruaru/PE, onde na oportunidade disputavam o 1º Lugar quatro duplas, sendo os competidores Valter Xavier, Robertão, Vanderi Xavier e Gordo Acauã, passamos a analisar o seguinte caso:

Consta na presente denúncia a atitude antidesportiva dos vaqueiros Robertão e Vanderi Xavier que beneficiou o vaqueiro Valter Xavier, sendo declarado campeão da Etapa Portal, que na oportunidade passaria a liderar o Campeonato Portal Vaquejada.

A diretoria do campeonato portal em hipótese alguma tem responsabilidade sobre a atitude dos competidores com relação a manipulação de resultados com a finalidade de beneficiar qualquer que seja o competidor envolvido na denúncia.

O campeonato é regido por um regulamento único onde todo e qualquer competidor é informado no ato da realização de sua inscrição na competição nacional, devendo obedecer às regras do CPV e do regulamento geral da ABVAQ.

As atitudes que afrontam o regulamento e os bons costumes dentro da área de competição, são terminantemente proibidas, sob pena de desclassificação e perda dos pontos adquiridos na etapa conforme o art. 9, parágrafos 2º e 3º do regulamento do CPV.

Ademais, todo e qualquer competidor ou chefe de equipe que se sentir prejudicado, terá o prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados, sob pena de preclusão da referida pretensão, conforme o art. 12, parágrafo único.

No caso em análise, foram ouvidos os fiscais de pontuação, testemunho de juízes e integrantes de comissão alternativa, além da análise minuciosa das imagens fornecidas pelo vaquemóvel, a diretoria do Campeonato Portal, resolve diante das provas evidentes de atitude antidesportiva, como forma de transparência e de se fazer valer o regulamento, anula os pontos da referida Etapa do Parque Milany, dos competidores envolvidos na denúncia, Valter Xavier, Vanderi Xavier.

Fica também anulada a pontuação dos animais classificados envolvidos e as respectivas equipes, como forma de garantir a transparência, igualdade na competição e acima de tudo a preservação dos bons costumes e da lealdade esportiva dentro do Campeonato Portal Vaquejada, onde se preserva a vitória dentro das pistas de competição sem a influência e manipulação do resultado, com a finalidade de obtenção de vantagens a qualquer que seja o competidor.

Foto: Renan Leôncio