09 DE DEZEMBRO

|

Informativos por E-mail

PUBLICIDADE

Kakazinho, representante da nova geração de vaqueiros profissionais que vem brilhando no CPV

Publicado em 23 de Janeiro de 2018 por Genivaldo Lima

ENTREVISTA DA SEMANA

Kakazinho ao lado do Garanhão Lotus Eternaly Cash Foto: Renan Leoncio

Gerações diferentes de vaqueiros da categoria Profissional estão se encontrando e competindo pelo Campeonato Portal Vaquejada 2018. Os novos e os que atuam há mais tempo estão se duelando na busca de um lugar no pódio do mais concorrido certame da modalidade equestre que vem conquistando o Brasil depois da sua regulamentação.

Entre a nova geração destacamos o vaqueiro potiguar da cidade de Mossoró, Manoel Casciano de Almeida Silva, 23 anos, mais conhecido por Kakazinho. Ele começou a correr boi aos 12 anos incentivado pelo seu pai, Manoel Casciano e seu avô Dedé de Anália, que tem sítio na região e uma pista onde a vaqueirama passa os animais.

Kakazinho montando Doris Apollo Af Foto: Rdja Fofografia

Filho do casal Manoel Casciano e Cleide Duarte, ele tem duas irmãs que também adoram o esporte vaquejada e sempre que podem vão torcer pelo irmão vaqueiro nas festas de gado do Nordeste. O menino conheceu alguns vaqueiros veteranos com os quais pegou importantes dicas para seguir competindo na vaquejada e na vida. “Chico Cândido, um grande vaqueiro da época, foi quem mais me ensinou. Ele treinava com a gente, eu e outros meninos, no Porcino Park Center e nos ensinou muitas coisas,” disse Kakazinho.

Ele lembra também que sempre se inspirou em bons vaqueiros com destaque para os amigos Raulzinho, Nilo Neto, Neto Zalém, Tetê, Celso Vitório e tantos outros. “É escutando e observando que você vai adquirindo experiências e colocando em prática no dia a dia do esporte. Disse Kakazinho que teve uma carreira promissora até chegar ao Profissional, em 2014, ganhando muitos prêmios como Aspirante e Amador.

Kakazinho montando Lotus Eternaly Cash

O vaqueiro de Mossoró, que acumula alguns títulos ABQM, tem feito história no Campeonato Portal Vaquejada representando grandes equipes, montando bons cavalos e ganhando importantes prêmios.  No seu currículo competindo no CPV estão os títulos de quarto melhor vaqueiro Amador em 2013, segundo lugar como esteireiro e segunda Melhor Equipe pelo Porcino Park Center de Mossoró-RN.

Kakazinho já começou o CPV 2018 com todo gás entrando na vaquejada do Parque Gilton Guimarães em Esplanada. Na representação do Haras Ribeiro Mendes de Gravatá-PE, ele já conseguiu 15 pontos para o garanhão Lotus Eternaly Cash. Já representando a equipe do Haras PFF de Capim-PB, ele segue montando a égua Doris Apollo que já está em 10º lugar com 15 pontos no CPV. “Este ano pretendo competir o Campeonato Portal com toda garra, e para isso, venho me preparando com a intenção de chegar no mais alto lugar do pódio, sempre com humildade e espírito desportivo,” garantiu Kakazinho.