09 DE DEZEMBRO

|

Informativos por E-mail

PUBLICIDADE

Depois do sucesso em Teresina-PI, o 5º Congresso ABVAQ segue para Campina Grande-PB

Publicado em 16 de Janeiro de 2019 por Genivaldo Lima

RENOVANDO CONHECIMENTO

Mais de 110 pessoas compareceram ao 2º encontro, dentro da programação do 5º Congresso Nacional de Profissionais de Vaquejada - Padrão ABVAQ, realizado nesta terça-feira, 15 de janeiro, em Teresina-PI. O evento teve como objetivo renovar conhecimentos e debater novos passos para o nosso esporte, com o objetivo de profissionalizar ainda mais a vaquejada com foco no bem-estar animal.

O Presidente Marcos Lima abriu com uma palestra sobre a atual situação da ABVAQ e destacou temas como os próximos passos para 2019, que vem trazendo muitas novidades, incluindo a criação do Ranking Nacional ABVAQ, Criação de Prêmio de Inovação, Criação do Conselho Administrativo, informativos dinâmicos e a Suspensão do 3º Recurso. “A ideia é continuar focado na defesa do esporte, acompanhando toda movimentação jurídica e as leis complementares à PEC, já aprovada e as preparações para eleição da nova diretoria no próximo mês de junho,” disse Marquinhos.

Em seguida o Dr. João Neto, diretor executivo da ABVAQ, falou sobre a atual situação jurídica da entidade e expôs como andam os processos já encaminhados. Ele reforçou a importância do acompanhamento jurídico para avançar ainda mais com as conquistas em se tratando da manutenção da regulamentação total da vaquejada.

Já o Professor Hélio Manso, membro do CRMV e professor da UFRPE, falou do que existe de mais atual em se tratando de bem-estar animal, com instruções internacionais e forma de avaliação deste bem-estar em relação aos participantes de provas equestres (cavalos, bois). Avaliou como positivos os trabalhos realizados no ano passado e foi enfático ao afirmar que a ABVAQ está no caminho certo e avançando sempre, neste quesito.

O curso de bem-estar animal, ministrado pelo professor Hélio Manso, foi formado por médicos veterinários, zootecnistas e estagiários. Eles conheceram novas técnicas e avaliaram o avanço na conscientização dos vaqueiros e donos de Parques. Foi um curso preparatório de grande importância para a contribuição nos próximos passos da Associação e do esporte Vaquejada.

Ainda aconteceu um debate coordenado por Marcelo Porto e Jorge Anastácio, sobre o regulamento ABVAQ. Dr. Walter Papel, falou sobre a chancela ABVAQ. Moacir da MMC também falou sobre a importância do bom uso do protetor de cauda e foram distribuídos certificados aos inscritos.

O próximo encontro acontecerá em Campina Grande-PB, no dia 22 de janeiro, a partir das 8h no auditório da FIEP, próximo ao açude Velho. Na sequência, vem Vitória da Conquista-BA, em 29 de janeiro e em Lagarto-SE, no dia 26 de março. Vários assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do esporte serão apresentados e debatidos.

ABVAQ e Você, fazendo o nosso Esporte valer!

Inscrições abertas pelo site www.abvaq.com.br/eventos.