09 DE DEZEMBRO

|

Informativos por E-mail

PUBLICIDADE

Pernambuco tem o segundo maior plantel de Quarto de Milha do NE

Publicado em 13 de Março de 2019 por ABQM

Com mais de 18 mil animais registrados na ABQM, o estado receberá esta semana o 10º Congresso & Derby e a 3ª Copa dos Campeões de Vaquejada

Pernambuco receberá de 13 a 17 de março o 10º Congresso & Derby e 3ª Copa dos Campeões ABQM de Vaquejada. Promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), as competições ocorrerão no Parque Rufina Borba, em Bezerros, a 100 km da capital, Recife. A entrada no parque e na arena é gratuita.

O estado é um importante centro da raça no Nordeste e já detém o segundo maior plantel da região. Com 18.669 animais registrados na ABQM, Pernambuco fica atrás somente da Bahia, com 19.601. Entretanto, é o líder em outros quesitos. “É o estado nordestino com o maior número de proprietários (5.017), criadores (2.562), e de associados (1.877)”, destacou Cicinho Varejão, presidente da ABQM.

A Vaquejada no Nordeste

No Nordeste, o esporte tem cerca de 3 milhões de adeptos e realiza mais de 4 mil provas anuais. Esse volume, gera renda e emprega, direta e indiretamente, em torno de 700 mil famílias. De acordo com Cicinho, a demanda por cavalos de Vaquejada é o que impulsiona a criação e a aquisição de exemplares da raça Quarto de Milha no estado.

“Um intenso trabalho dos criadores locais em genética e melhoramento fez de Pernambuco uma potência na criação de cavalos Quarto de Milha. Além disso, o constante investimento em infraestrutura para provas e na profissionalização da modalidade, coloca o estado em uma posição de destaque no cenário dos esportes equestres brasileiros”, afirmou o presidente.

A raça preferida da Vaquejada

“A raça é a preferida dos vaqueiros, devido à sua inteligência, versatilidade e velocidade”, garantiu Henrique Campana, diretor de esportes da ABQM. São esperadas mais de 500 inscrições para os eventos, que juntos distribuirão R$ 320 mil aos campeões, além de troféus aos melhores conjuntos. 

Participam da Copa dos Campeões cavalos e cavaleiros habilitados que atingiram pontuações nos eventos oficiais e oficializados pela ABQM, realizados no ano passado. Já o Derby é para animais com até 6 anos hípicos e o Congresso para cavalos com no mínimo 3 anos hípicos.

Mais informações: www.abqm.com.br/congressodevaquejada