09 DE DEZEMBRO

|

Informativos por E-mail

PUBLICIDADE

ABVAQ promove o primeiro encontro de vaquejada

Publicado em 24 de Janeiro de 2014 por Genivaldo Lima

A união em torno do melhoramento e manutenção da vaquejada aumenta a cada dia. Prova disso foi o primeiro encontro da Associação Brasileira de Vaquejada – ABVAQ, realizado, na última quarta-feira dia 22 de janeiro, em Recife-PE, reunindo mais de 100 pessoas, entre proprietários de parques, coordenadores de campeonato e circuitos, profissionais de trabalho, chefes de equipes e vaqueiros. O evento apresentou o novo regulamento, que a principio, se baseia no regulamento ABQM e será experimentado em 2014 para em 2015 passar por uma avaliação e modificação, se necessário.

O advogado Leonardo Dias, diretor jurídico da ABVAQ, explicou  o processo de regulamentação da vaquejada como cultura e prática desportiva, que está em andamento. Ao mesmo tempo, convocou a todos para se engajarem na luta em favor da “vaquejada legal” contribuindo para que esse sonho torne-se realidade. “Se cada um fizer a sua parte mobilizando a sociedade, os companheiros que vivem o esporte e a classe política, em favor da nossa causa as coisas começam a andar e a gente consegue rapidamente os nossos objetivos,” disse o Dr. Leonardo.

O vice- presidente da associação, Jonatas Dantas, também convocou a todos para empunhar a bandeira da regulamentação e ajudar de todas as formas possíveis. “Basta que cada um cumpra o seu papel contribuindo financeiramente, juridicamente, apresentando novas ideias, absorvendo o regulamento unificado ABVAQ e propagando o conceito da Nova Vaquejada. Fazendo assim sairemos vitoriosos e garantiremos a continuidade da vaquejada, pois é melhor perde um braço do que perder a vida.”

Os presidentes do Campeonato Pernambucano de Vaquejada - CAMPEV, Campeonato Nacional Portal Vaquejada, Circuito Premium, Associação de Vaqueiros do Rio Grande do Norte – ASSOVARN, - Federação Paraibana de Vaquejada – FEVAP, Circuito ANQM e Associação Baiana de Vaquejada – ABV se comprometeram a implantar o regulamento unificado ABVAQ em suas etapas. “Na verdade a gente já conhece a maioria das regras, praticadas nos eventos ABQM.  Não será tão difícil a adaptação,” declarou Geraldo Estrela, presidente do CAMPEV.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha – ABQM, Marcelo Ferreira, se fez presente ao encontro e garantiu total apoio a ABVAQ. “Estamos juntos nessa luta na certeza de que não só a vaquejada, mas tantas outras modalidades de esporte que envolve o cavalo serão reconhecidas pelo seu valor cultural e econômico. Fica aqui a minha solidariedade e o compromisso de andarmos juntos rumo a regulamentação da vaquejada.” 

Marcos Lima, presidente da ABVAQ, se mostrou satisfeito com o sucesso da reunião e o comprometimento dos presentes. “Acredito que na história da vaquejada nunca se reuniu tantas pessoas para discutir o nosso esporte. Estou feliz por entender que a semente plantada pela ABVAQ, criada a cinco anos, germinou e já está dando frutos. Eu gostaria muito que no próximo ano um grupo maior de pessoas, já associados a nossa entidade, pudesse discutir e ampliar as regras postas em prática este ano, e aí sim, fechar um regulamento ABVAQ, por enquanto vamos seguir o regulamento ABQM.

 

Fotos: Leonardo Hammey